Crossfit ou academia? Qual me traz mais benefícios?

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Crossfit ou academia? Qual me traz mais benefícios?

PUBLICADO EM 19 agosto 2021

Está pensando em começar a malhar e está em dúvida de qual seria a melhor opção pra você?

Antes de decidir, você precisa entender a diferença entre CrossFit e Academia e quais são as vantagens de cada um para alinhar com seus objetivos e sua personalidade. Vamos começar pela definição do CrossFit, se você ainda não sabe o que é, separamos algumas dicas e definições para te ajudar em sua decisão.

O CrossFit é uma modalidade esportiva que consiste na combinação de exercícios funcionais realizados no  nosso dia a dia. O objetivo principal é promover a melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular, que são trabalhados em alta intensidade, trazendo vários benefícios à saúde.

O que difere o CrossFit das demais modalidades é sua versatilidade, marcada pela combinação de diferentes exercícios. Essa modalidade contribui muito para seu condicionamento físico completo, perda de gordura corporal, ganho de massa muscular, força, resistência e definição muscular.

Além de promover saúde corporal, o CrossFit é importante para a saúde mental. Isso acontece, pois permite a liberação de hormônios relacionados à sensação de prazer, como endorfina, serotonina e ocitocina. Com a regularidade nos treinos, torna-se mais perceptível os efeitos desses hormônios, a começar pela maior disposição para encarar o dia.

Agora que já entendemos o que é o CrossFit, nosso objetivo é fazer você começar a praticar uma dessas modalidades assim que acabar esse texto. Vamos conhecer melhor os benefícios do CrossFit?

Vamos listar os 10 principais benefícios para você.

Benefícios do Crossfit

  1. Emagrecimento e ganho de massa magra

Os exercícios realizados em alta intensidade tem um alto gasto calórico durante o treino, Neste caso são realizados exercícios multiarticulares, como levantamento de peso, ginásticas e os cardiorrespiratórios.

  1. Aumento de força

Por meio de exercícios como levantamento de peso, realizados com alguma sobrecarga externa, obtém-se aumento de força, coordenação e potência. Exemplos: Snatch, Clean, Jerk e agachamentos frontal e suas variações.

Temos também os movimentos ginásticos. Nestes utiliza-se o peso corporal, trabalhando exercícios de puxada, empurrada, salto, equilíbrio e estabilização proporcionando melhora da coordenação motora. Exemplos: flexão de braços, abdominais, stricts ( barra fixa).

  1. Condicionamento físico

Um bom treino trabalha resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

  1. Prevenção de lesão

O CrossFit é capaz de prevenir lesões devido ao aumento de massa muscular, de forma que os praticantes se tornam mais resistentes a lesões.

  1. Redução do estresse

Com a prática de exercícios, substâncias que proporcionam prazer e bem estar são liberadas. A endorfina, por exemplo, é uma espécie de analgésico natural, pois ajuda a reduzir o estresse e também a ansiedade, ou seja, não  há remédio melhor para começar bem o dia ou tirar as tensões do que treinar.

  1. Todos podem fazer

Não é necessário nenhum pré-requisito para começar o CrossFit. Os movimentos podem ser realizados por qualquer pessoa, idade e tipo físico.

Os coaches são instruídos a montar o treino que melhor se adapta a realidade de cada aluno, o que torna CrossFit uma modalidade extremamente inclusiva.

  1. Superação e autoconfiança

Os desafios propostos em cada treino ajudam cada praticante a conhecer e ampliar  seus próprios limites, de modo que transferimos a melhora da vida esportiva para a pessoal e profissional.

  1. Nunca está sozinho

Os treinos são acompanhados por coaches especializados em incentivar os alunos a  darem seu máximo ao longo de todo o treino. Além dos coaches, temos a companhia de outros alunos durante a aula, permitindo o desenvolvimento da vida relacional.

  1. Diversidade

No Crossfit existe uma variedade grande de exercícios, o que proporciona um  treino novo todos os dias, seja em relação a sequência dos exercícios ou a duração dos treinos. Assim, o corpo é desafiado sempre.

  1. Preparação física para atletas

Por trabalhar velocidade, capacidade cardiorrespiratória, potência e outros fatores, o CrossFit ajuda no desempenho em corridas de longa e curta distância. É preciso ter resistência e isso pode ser  trabalhado no CrossFit com treinos adaptados.

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Benefícios da musculação

A musculação ajuda na melhora do condicionamento cardiorrespiratório, aumenta a densidade óssea e garante mais disposição física.

Para que você atinja o máximo de benefícios,  é importante que a musculação seja praticada de forma regular e acompanhada de uma alimentação regular, assim como no CrossFit.

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Os principais benefícios da musculação:

  1. Aumenta a densidade óssea

Torna os ossos mais resistentes, diminuindo o desenvolvimento da osteoporose e  fraturas muito comuns em pessoas idosas e mulheres na menopausa.

É necessário também que, juntamente com a musculação, seja realizada uma dieta   equilibrada e composta por alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

  1. Tonifica os músculos

Com o aumento de massa magra, perda de gordura e fortalecimento da musculatura, a tonificação acontece com o aumento ganho de força,  e permitindo que haja o desaparecimento de celulites, por exemplo

  1. Perda de gordura

Por meio da musculação praticada de forma regular e intensamente e uma boa alimentação, obtém-se perda de gordura, ganho de massa muscular e aceleração do metabolismo.

A perda de gordura não só eleva a autoestima, como também previne doenças, tal qual a obesidade.

  1. Melhora a postura

Com auxílio de um profissional, a prática da musculação fortalece a musculatura que sustenta a coluna, alinhando e melhorando sua postura, além de ajudar na evolução de alguns exercícios que exige uma boa postura.
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Como é dividido o treino do CrossFit?

O nosso treino tem a duração de uma hora e são divididos em três etapas, são elas:

Aquecimento: Prepara física e mentalmente cada praticante para o treino, causando um aumento do fluxo sanguíneo para os músculos, da temperatura corporal, das reações metabólicas e da amplitude de movimentos.

Técnica/força: aprendizado e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no esporte ou para ser desenvolvido um trabalho específico para ganho de força e/ou potência.

Wod ( Workout of the day): consiste na execução de uma sequência, muitas vezes inédita, de um ou mais exercícios realizados em alta intensidade e em um tempo pré estabelecido. O objetivo é realizar o treino determinado pelo Box, caracterizado pelas várias séries de exercícios no menor tempo possível e com pouco ou nenhum intervalo entre os exercícios.

Conheça os principais movimentos do CrossFit:

Air squat (agachamento livre)

Article - CrossFit: Forging Elite Fitness

O air squat é um exercício simples e que não precisa de muito preparo para ser feito. O agachamento é base para outros movimentos no CrossFit, já que ajuda na execução de vários outros movimentos pertencentes ao CrossFit.

Como realizar o movimento:

  1. Alinhar os pés aos ombros;
  2. Alinhar o joelho aos dedos do pé;
  3. Manter o calcanhar firmemente no chão, enquanto realiza o movimento de flexão de quadril
  4. Descer com o quadril abaixo da linha abaixo do joelho, mantendo a postura sem fazer inclinação do tronco e mantendo a lombar bem alinhada.
  5. Terminar o movimento com joelhos e quadril completamente estendidos

Front Squat (agachamento frontal)

Sentadilla frontal o front squat - CrossFit

Esse movimento se assemelha ao air squat. Este exercício é um excelente meio de alcançar novos níveis em sua performance, melhorando força, estabilidade e mobilidade. O front squat auxilia muito em diversos movimentos no CrossFit, como Clean e Thruster.

Como realizar esse movimento:

  1. Apoiar a barra no tronco;
  2. Alinhar a base dos pés, para que consiga agachar confortavelmente
  3. Manter o cotovelo para cima, para que a barra não caia e não sobrecarregue o punho;
  4. Manter os calcanhares bem firmes no chão durante a execução;
  5. Flexionar o quadril abaixo da linha do joelho;
  6. Conclusão do movimento joelho e quadril estendidos;

Shoulder press (desenvolvimento acima da cabeça)Dicas de Movimento: Shoulder Press

É um ótimo exercício para construir força e massa muscular da parte superior do corpo. O movimento exige força dos músculos estabilizadores do tronco. Assim, para realizá-lo é necessário manter a coluna em posição neutra, além de manter a barra em linha reta e acima da cabeça.

Como realizar esse movimento:

  1. Manter os pés alinhados na largura do quadril;
  2. Manter as pernas bem estendidas na execução do movimento;
  3. Deixar os calcanhares fixos no chão;
  4. As mãos são afastadas, além da linha dos ombros;
  5. Deixar a mão completamente fechada na barra;
  6. A saída da barra é no tronco
  7. Realizar extensão completa dos braços, com a barra alinhada acima da cabeça.

Push Press

CrossFit | 190228

O push press é um exercício semelhante ao shoulder press, a diferença reside no fato de que, antes de elevar a barra, devemos fazer uma leve flexão de joelho e quadril para realizar pressão. Essa leve flexão é denominada Dip, que usa a força dos membros inferiores para arremessar a barra acima da cabeça.

Como realizar o movimento:

  1. Realizar o dip, flexionando joelho e quadril;
  2. Estender o quadril rapidamente, para ganhar velocidade e potência no movimento de arremessar a barra acima da cabeça;
  3. Estender totalmente os braços, quadril e joelhos no final do movimento.

Deadlift

Article - CrossFit: Forging Elite Fitness

O deadlift (levantamento terra) é um movimento bastante funcional no nosso dia a dia, mas que deve ser feito com muito cuidado e atenção, a fim de não prejudicar a lombar, assim como todos os outros movimentos.

Como realizar o movimento:

  1. Pés alinhados com o quadril;
  2. Mãos com distância de um palmo do quadril;
  3. Curvatura da lombar deve ser mantida (peito aberto e lombar selada)
  4. Braços sempre estendidos;
  5. Barra próxima da canela;
  6. Cabeça neutra (acompanha a movimentação do tronco)
  7. Ombro e quadril devem ser elevados na mesma proporção até a barra chegar na altura do quadril;
  8. Manter os calcanhares fixos no chão

Perguntas frequentes sobre CrossFit:

Qual a duração do treino:

No CrossFit, é possível obter todos os benefícios propostos pela modalidade prometendo 45 minutos a 1 hora de exercícios por dia, ou seja, atribuir a falta de tempo para não realizar o CrossFit não pode ser desculpa.

Existe idade mínima ou máxima para começar o CrossFit?

O exercício físico é indicado para todas as idades. O CrossFit é uma modalidade de alta intensidade mas completamente inclusiva, isto é, as pessoas de todas as idades são bem-vindas.

É muito importante estar acompanhado de professores qualificados e especializados, respeitando sempre os seus limites, pouco a pouco, podem progredir na atividade, melhorando a saúde e condicionamento físico. Quando realizado de forma adequada, vários benefícios são alcançados.

É preciso fazer musculação ou estar bem condicionado para começar?

Não. Os treinos são completamente adaptáveis à necessidade de cada aluno, em quesito de idade, histórico de lesões e preparo físico.

Os Coaches são treinados e especializados a adaptar os treinos de forma que proporcione um ganho de condicionamento a qualquer tipo de pessoa.

Posso fazer todos os dias?

Não existe uma regra que se encaixe no perfil e rotina de todos os alunos, pois as particularidades de cada aluno são determinantes da periodicidade dos exercícios. 

Perguntas frequentes sobre Musculação:

Qual o tempo ideal de duração do treino?

Treine cumprindo o tempo adequado para realizar todas as séries de exercícios indicadas, permanecendo focado durante as atividades e isso não levará muito tempo. Vale ressaltar que treino demorado não significa efetividade: faça o que está prescrito dentro do tempo para realizar tudo de forma eficiente.

Qual o prazo para troca da ficha?

Sempre peça o auxílio de um profissional capacitado, este será responsável por elaborar seus treinos e  saberá te informar o melhor momento de fazer a troca da sua ficha, uma vez que ele te acompanhará durante o treino vendo o seu desempenho diariamente.

Só emagreço se fizer aeróbicos?

Existe uma diferença entre gasto calórico e emagrecimento. Os exercícios aeróbicos  vão proporcionar o gasto de calorias, porém, para obter esse resultado é preciso somar atividades que geram déficit calórico.

A eficiência para alcançar o peso ideal é a soma de gasto calórico total e exercícios aeróbicos que geram maior mobilização da reserva de gordura. Já os exercícios anaeróbicos precisam de glicogênio. O indicado é aliar a musculação e o aeróbico para atingir os resultados esperados.

Espero que tenha gostado de entender a diferença das duas modalidades. A Strong Blocks Training lhe oferece planilhas específicas para crossfit, musculação, treinos em casa, corrida e core. Para mais informações:

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